Salesianos São Carlos

artigos


Artigos Salesianos

EDUCANDO COM DOM BOSCO (parte 1)

No dia 31 de janeiro a Igreja celebra São João Bosco, invocando-o como pai e mestre da juventude. Educar a criança, o adolescente e o jovem nos nossos dias não é tarefa fácil para os pais. Dom Bosco na sua experiência e sabedoria nos auxilia com dez orientações práticas. Ao longo de 2008, estaremos conhecendo cada um destes princípios. Procure colocá-los em prática e comprove os resultados.

1- VALORIZE O SEU FILHO...

- Quando é respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.
- Ele sabe (ou sente) que você está interessado nele apenas porque você gosta dele.

Nos dias de hoje somos sempre tentados a achar que os jovens, de uma maneira geral, “levam tudo sempre na festa”, não têm muita responsabilidade e, quando adolescentes então, são sempre problemas. Quando pensamos assim, esquecemos que o nosso mundo atual e os caminhos que a sociedade percorre são um grande desafio para nós adultos, que já temos nossa personalidade formada. Imagine o que significa viver no contexto de hoje como criança e jovem, numa faze em que se está apenas começando a amadurecer. Você já pensou nisso?

Temos que reconhecer que mais que serem cobrados nossos jovens precisam ser educados, orientados. O primeiro passo para isto é mostrar para seu filho ou filha as qualidades positivas que eles possuem, suas boas virtudes e capacidades. Isto ajudará na construção da sua “auto-estima”. Se sentindo valorizado e percebendo que nós o queremos bem, com maior facilidade eles aceitarão também nossas orientações, correções e “chamadas de atenção” quando fazem algo que não vai bem. Portanto, não se esqueça: comece sempre valorizando tudo que seu filho e filha tem de bom.

“Se conquista mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre” (Dom Bosco)

Por Padre Agnaldo Soares Lima

Voltar para o topo