Salesianos São Carlos

artigos


Artigos Salesianos

EDUCANDO COM DOM BOSCO (parte 2)

Como prometido na edição anterior, vamos agora para a segunda orientação prática sobre o como educar seu filho ou sua filha, segundo os princípios pedagógicos de Dom Bosco. Se os nossos pais leitores tentaram colocar em prático o primeiro, experimente agora este segundo e vá avaliando os resultados.

2-  
ACREDITE NO SEU FILHO...
- Mesmos os jovens mais “difíceis” trazem bondade e generosidade no coração.
- Cabe a você procurar - e achar - esta disponibilidade inata.
- Ouça-o. Acredite nele.

Há alguns dias atrás, fazendo uma palestra para um grupo de pais, ao dizer para eles: “acreditem no seu filho!”, uma mãe logo me disse: “Mas, padre, ele é muito mentiroso”.  Muitas vezes os jovens adquirem um costume ruim de mentir para os pais, para seus educadores e até para colegas. Isto precisa ser trabalhado porque pode tornar-se um “vício” muito feio.

O que está sendo proposto aqui é outra coisa: é acreditar no potencial, na capacidade, nas qualidades que seu filho tem. Acostumamos-nos a corrigir tanto os defeitos da criança ou do adolescente, que acabamos não percebendo valores positivos que eles possuem. Certa vez fui procurado por um pai que reclamava que seu filho não queria saber de fazer nada. Que passava o dia montando e desmontado  bicicleta e que só queria correr atrás disto. Afirmava ainda que o avô queria montar alguma coisa para o neto trabalhar, mas não era possível porque ele não mostrava interesse. Falei então ao pai: “E vocês não pensaram em montar algo para que ele trabalhe com bicicletas ou com venda de peças para bicicleta?” O pai ficou espantado. Nunca havia passado na cabeça dele que aquela poderia ser uma qualidade do seu filho.

Preste atenção: uns são hábeis no pensar, outros são mais práticos, alguns fazem amizade com facilidade, há quem seja tímido, mas gosta muito de ajudar as pessoas e assim por diante. Todos temos sempre alguma coisa de bom que sabemos ou gostamos de fazer. Descubra qual é o “dom” com o qual Deus premiou o seu filho. Invista neste dom, acredite nele e, a partir daí, você conseguirá conquistar o seu filho, ou sua filha, também para aquelas coisas para as quais eles têm maior dificuldade.

“Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há sempre um ponto acessível ao bem, e a primeira missão do educador é tocar este ponto, esta corda sensível do coração.” (Dom Bosco).

Por Padre Agnaldo Soares Lima

Voltar para o topo