Salesianos São Carlos

noviciado


O Noviciado Salesiano

No dia 30 de janeiro de 2011, 12 noviços ingressaram na etapa formativa do noviciado salesiano, iniciando assim a experiência religiosa salesiana com o intuito de se tornarem Salesianos de Dom Bosco (membros da Sociedade de São Francisco de Sales) cuja missão é a educação e a evangelização dos jovens.

A caminhada vocacional fora iniciada com o aspirantado ou o propedêutico que os prepara para o pré-noviciado. O pré-noviciado é realizado em Lorena–SP (para a inspetoria de São Paulo) e Viamão-RS (para a inspetoria de Porto Alegre). Aí, eles intensificam a vida de comunidade e os empenhos formativos em vista do noviciado. Acompanha a fase do pré-noviciado, o primeiro ano de Filosofia. Após o noviciado, admitidos na Congregação Salesiana, voltam para o término dos estudos filosóficos nas respectivas comunidades, aí integram-se à uma comunidade religiosa onde vivem os votos professados como apóstolos dos jovens.

São 11 os noviços deste ano, provenientes da inspetoria de SP e 01 da inspetoria de Porto Alegre-RS. São eles: César, Bruno, Emerson, Eraclides, Gabriel, Jean, Luís Matheus, Renan, Rodrigo, Ronaldo, Thiago e William. Pe. Gilberto é o Mestre de Noviços e diretor da comunidade Salesiana de São Carlos. Compõem ainda a comunidade o Pe. Essetino Andreazza (vice-diretor), o Ir. José Carlos (ecônomo), S. Fábio Aurélio (assistente dos noviços) e S. Pedro André (assistente da Obra Social)

A vida fraterna em comunidade é um desafio. O mesmo ideal - Deus e a missão - é que os leva a superar as diferenças, os limites próprios e dos outros, a fim de testemunhar o amor de Deus. A alegria é o reflexo de quem faz da própria vida um dom. Que Deus lhes dê a sua alegria, com muita luz, força e coragem para dizer sempre 'sim' ao seu chamado.

Para acompanhar mais de perto o noviciado acesse: http://www.noviciadosdb.blogspot.com/

Voltar para o topo