Salesianos São Carlos

noviciado


A experiência formativa

A proposta formativa do noviciado abraça as diferentes dimensões da formação salesiana e oferece especial atenção à dimensão espiritual e ao aprofundamento do carisma salesiano.

A dimensão humana - O noviço aprofunda o conhecimento e a aceitação de si, cuida de sua inserção na vida comunitária, cultiva a capacidade de diálogo, de viver com otimismo e de pôr os próprios dons a serviço da comunidade.

A dimensão espiritual - O noviço realizará um processo de assimilação do carisma salesiano, será guiado a uma profunda experiência espiritual, aprofundará a particular experiência de Deus feita por Dom Bosco e se preparará para fazer parte da Congregação Salesiana.

A dimensão intelectual - Os noviços aprofundarão no contato com a Palavra de Deus, com a teologia da vida religiosa, com as constituições salesianas, a vida de Dom Bosco e a própria tradição da Ordem, estudo de línguas e também a vida de autores de espiritualidade.

A dimensão educativo-pastoral - Todo noviciado vive na perspectiva da vocação apostólica, na disponibilidade para o serviço aos jovens e no compromisso com a Congregação Salesiana.

Os noviços desenvolvem atividades pastorais nas comunidades: Nossa Senhora Auxiliadora, N.Sª do Santíssimo Sacramento, Madre Cabrini e PROVIM Dom Luciano Mendes de Almeida (São Carlos VIII). Auxiliam também na formação humana-cristã do PROVIM (Projeto Vida Melhor) e CPDB (Centro Profissional Dom Bosco).

Presença Salesiana - São 31 anos da presença salesiana em São Carlos-SP. Os salesianos assumiram o já existente "Educandário São Carlos", que era administrado pela diocese de São Carlos.

Hoje, os salesianos desenvolvem atividades em favor da criança e do adolescente através dos Projetos Vida Melhor (PROVIM's), Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), Núcleo de Apoio Integrado (NAI), Liberdade Assistida e Lar Juvenil São Domingos Sávio (este último na cidade de Araraquara-SP); atendendo ao todo, aproximadamente 900 crianças, adolescentes e jovens. Além disso, nos finais de semana, acontecem os Oratórios Festivos atendendo centenas de crianças da região, contando com o apoio de projetos como o Projeto Nosso Amigo (PNA).

Desde 1978, quando iniciou o noviciado em São Carlos, passaram muitos jovens discernindo sobre sua vocação. Estes foram acompanhados espiritualmente por sete mestres de noviços: P. Vitório Pavanello, P. luiz Gonzaga Piccoli, P. Alcides Pinto da Silva, P. Antonio Carlos Galhardo, P. Milton Antonio dos Santos, P. Antonio Emidio Vilar e P. Gilberto Luiz Pierobom (atual mestre).

Voltar para o topo