Salesianos São Carlos

obra social


A Pedagogia

A TRILOGIA DO MÉTODO PEDAGÓGICO DE DOM BOSCO:RELIGIÃO, RAZÃO, CARINHO

Religião - Na interação dos elementos do método pedagógico de Dom Bosco está presente a razão no campo da religião. Razão que despe a religião do sentimentalismo estéril, apoiando-a em convicções sólidas, fruto de uma profunda instrução religiosa. Vida de piedade conforme a idade evolutiva. Prédicas bem feitas, alegres, cheias de cores e breves que impressionam também os sentidos. Uma grandíssima liberdade para participar dos sacramentos. Um dos preceitos de Dom Bosco estabelece a religião como uma segunda natureza para ajudar nas lutas da vida.

Razão - racionalidade, através das idéias e da verdade e não mediante a sugestão ou pressão emotiva e sentimental. Razão na concepção de Dom Bosco é também bom senso, simplicidade, o fugir de todo artificialismo e todo fingimento. Ser racionais educativamente é evitar esquisitices, artifícios, complicações. É o resultado do clima de família. Como conseqüência há algumas normas práticas de Dom Bosco, assim como a leitura do regulamento logo no início do ano escolar, renovada durante o ano, quando necessário. É a promulgação da lei, tão facilmente esquecida pela índole do jovem. Da razão nasce a explicação do castigo. Dom Bosco queria que neles houvesse aquele fulgor da verdade que arrebatasse o consentimento do jovem. Porém, mais do que tudo, ele quer que a razão penetre e informe a terceira qualidade do seu método: o carinho.

Carinho - Esse elemento é o característico da ação educativa de Dom Bosco. Ele usa a palavra "amorevolezza", quase intraduzível para o português. Um estudioso dá o seu significado: amor sobrenatural, mistura de racionalidade e compreensão humana, paterna e fraterna. Esse carinho abrange a caridade sobrenatural originando a compreensão e o afeto. Dessa forma, o relacionamento educativo se torna filial e fraterno.

"Sem afeição, torna-se inútil o ministério do educador", afirmava Dom Bosco sobre o cuidado com o outro.

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