Salesianos São Carlos

obra social


Liberdade Assistida

Acredita-se que através de um relacionamento saudável nos grupos, os adolescentes possam pensar sobre seu projeto de vida.
São realizados atendimentos individuais e em grupo, conforme avaliação e condições do próprio adolescente, bem como o acompanhamento de sua família.

Atividades desenvolvidas nos programas de Liberdade Assistida e prestação de serviço à comunidade (ARARAQUARA - SÃO CARLOS):

Grupo de relaxamento: Técnicas de relaxamento e automassagem; o despertar das percepções corporais que resgatam a auto-estima; os cuidados com o corpo e com a própria imagem.

Oficina de Experimentação: Trabalhos com argila, EVA, pintura e origami. Proporcionam o aprimoramento dos processos de criação, iniciativa, interação, descobertas e valorização pessoal.

Grupo de Sexualidade: Nesse espaço surgem dúvidas, mitos, informações a serem esclarecidas. Conta com a presença de adolescentes de ambos os sexos.

Grupo de discussões "Fala Aberta":Desenvolvido no espaço do SESI - São Carlos e conta com atividades de vídeo, música, construções de painéis, artes, lazer e esportes.

Escultura em concreto celular: A Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda possibilita a relação do objeto com o adolescente, ressalta a capacidade de auto-lapidação.

Produção Cinematográfica: Oficinas de cinema desenvolvidas em parceria com alunos do Curso de Imagem e Som da UFSCar. Proporcionam a viabilidade de representar personagens e a produção de um curta metragem, com didática inovadora e discussão de temas como drogas, violência, família, preconceito e outros.

Foto na Lata: Oficina de produção de fotos usando recursos simples e recicláveis, desenvolvida em parceria com uma ONG, Teia.

Projeto Escola: Discussões realizadas nas escolas sobre temas como violência, conhecimento e reflexão do Estatuto da Criança e do Adolescente. Como resultado observou-se maior articulação com a escola para novas matrículas e redução de preconceito.

Trabalho com as famílias: O contato ocorre por meio de telefonemas, correspondências para contatos, visitas domiciliares e reuniões que tratem temas de interesse das famílias. Outra modalidade é o trabalho de geração e complementação de renda em parceria com a Prefeitura Municipal, com recebimento de benefícios como Renda Cidadã.

Aspectos importantes do trabalho:

Equipe Multiprofissional: equipe de trabalho constituída por profissionais de diferentes áreas: Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Educação Física. Todos trabalham integrados nas atividades, nas propostas do Programa, na análise de casos e no encaminhamento junto aos adolescentes. Eles atuam como orientadores de medidas. Atuam também em seminários e palestras apresentando o Projeto em Universidades e, até mesmo, no Fórum Mundial Social em Porto Alegre.

Estágio Profissionalizante: O programa tem aberto espaço às Universidades oferecendo estágios profissionalizantes.

Protagonismo Juvenil : A Pastoral Juvenil foi inserida no Programa. Por meio da formação pessoal, social, teológica e política o jovem contribui para sua participação ativa na sociedade.

Parcerias

Pela preocupação do trabalho em rede e necessidades ao longo dos atendimentos foram estabelecidas parcerias com a Universidade Federal de São Carlos, a UNIP/Araraquara, o SESI, o CIEE, a Oficina Cultural, as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Cidadania e Assistência Social e outras.

Novos caminhos

Através de um novo projeto entre FEBEM, FDE e Salesianos, os adolescentes do Programa começarão a desenvolver uma proposta de educação para o trabalho, incluindo a montagem de carteiras para escolas com direito a uma bolsa aprendiz.

Voltar para o topo