Salesianos São Carlos

obra social


Projeto Brincar

O Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, realizado em São Carlos, é voltado para adolescentes que cumprem a medida 117 IV do Estatuto da Criança e do Adolescente, que refere-se à prestação de serviços à comunidade. Desde setembro de 2003, eles desenvolvem um trabalho na pediatria na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

Além do cumprimento da medida, os adolescentes têm a oportunidade de aprender sobre a cidadania de uma forma descontraída e são estimulados a refletir sobre temas que envolvam o cuidado com o outro e consigo como o respeito à sua própria fase de desenvolvimento. Também trabalham suas relações de afeto, amizade, além de questões referentes à higiene. Os assuntos são discutidos em grupo e também em atendimentos individuais com os objetivos de preservar a história e as características de cada um e valorizar a vida, muitas vezes desperdiçada em atos infracionais. Para este projeto são usados recursos dinâmicos que permeiam e interagem com o universo lúdico da criança, valorizando a auto-estima e incentivando a compreensão de si, de modo que o estado emocional seja equilibrado e conseqüentemente haja a reabilitação.

A partir do trabalho desenvolvido, o adolescente passa a olhar para o outro de forma desinteressada e demonstra o quanto se valoriza o semelhante. Qualquer atividade realizada, se vinculada a um ato de amor, significa um ato político.

Voltar para o topo