Salesianos São Carlos

obra social


Programa de Medidas Socioeducativas

O Programa de Medidas Socioeducativas em meio aberto em São Carlos, é executado pelos Salesianos desde o ano de 1999. Através de um convênio com a Fundação Casa e Prefeitura Municipal atua com as medidas de prestação de serviços a comunidade e liberdade assistida. Tais medidas, estão previstas no artigo 112 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente para atendimento de jovens, aos quais se atribua autoria de ato infracional.

O Programa de Medidas possui vagas conveniadas para atendimento de adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 12 a 18 anos e, excepcionalmente até os 21 anos. Conta com uma equipe interdisciplinar que envolve diferentes áreas como: serviço social, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, produção audiovisual, educação física, atuando de forma integrada na discussão e condução dos atendimentos.

O programa faz parte e articula-se com a rede de atendimentos da criança e o adolescente do município de São Carlos (RECRIAD). A rede é composta por diversos seguimentos tais como: Secretarias municipais, Conselho tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Poder Judiciário – Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, NAI, organizações não governamentais e outros programas na área de esportes, lazer, iniciação profissional, entre outros.

Voltar para o topo