Salesianos São Carlos

obra social


Prestação de Serviço à Comunidade

Caracteriza-se pela realização de tarefas gratuitas de interesse geral junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas, bem como em programa comunitários ou governamentais sendo que as tarefas são atribuídas de acordo com as aptidões de cada adolescente.

No espaço de atendimento em grupo ou individual, ocorrerá a elaboração do tipo de atividade que será realizada, pesquisa dos lugares onde possa ser executada, busca de meios para realizá-las, seja através da confecção de materiais ou mesmo na elaboração de estratégias de atuação.

Nesses atendimentos também ocorre o trabalho referente às questões que envolvem o ato infracional em si, suas implicações, bem como a história de vida e perspectivas de  cada adolescente.

Busca-se a percepção do adolescentes a descoberta de suas potencialidades, a partir de uma ação inicial de prejuízo a sociedade (infração).

Atividades específicas da PSC:

- Projeto Brincar que é realizado na pediatria da Santa Casa;
- Oficina de Fantoche e pipa - realizada nas escolas de ensino infantil e albergue infantil, projetos de educação complementar;
- Oficina de instrumentos - realizado em um asilo do município e nas escolas de ensino infantil.
- Superação – atividades de apoio e orientação no cuidado com cães, com acompanhamento de profissionais responsáveis, para aprendizado de banho e tosa, adestramento, ligado a serviços de utilidade pública.

Outras atividades podem ser elaboradas a partir de novos interesses e aptidões dos adolescentes, que contemplem o aspecto educativo da medida.

Voltar para o topo