Salesianos São Carlos

vídeos

Viagem para a Itália

Treze garotos do Educandário de São Carlos embarcaram hoje para a Europa. A garotada vai passar um mês com famílias italianas que mantém convênio com a instituição.

Angelo tem 13 anos e mora no Educandário. Uma instituição que cuida de menores em São Carlos. Menino pobre, órfão, ele jamais pensou que pudesse conhecer outro país. Mas que era um sonho, virou realidade. Angelo e outros 12 garotos da instituição estão se preparando para embarcar para a Itália.

"Ah eu imagino que a Itália é grande, tem muita igreja, tem o Papa", diz Angelo de 13 anos.

O que você está achando de ir pra lá?

"Ah eu tô achando muito bom né por passar o Natal em outro país", diz Angelo de 13 anos.

A viagem faz parte de um convênio do Educandário com grupos italianos. O roteiro, de um mês, inclui uma temporada em Roma, Veneza e Milão. E esses meninos estão preocupados com o que levar na bagagem.

Você sabe que nessa época do ano faz muito frio lá na Itália?

"Sei, por isso que estou levando esse casacão aqui de pele dentro dele para eu poder me prevenir lá e não passar frio", diz garoto de 13 anos.

Depois de assistir a uma missa e tomar um reforçado café da manhã, é hora de descer com as malas, se despedir e começar a treinar o italiano.

Você já estudou bastante sobre a Itália?

"Não, só um pouquinho. ", diz garoto de 13 anos.

E o que você sabe falar em italiano?

"Bom dia, 'buon giorno', boa tarde, 'buona sera', 'come ti chiamo?' é qual é o teu nome?, 'quanti anni hai?' é quantos anos você tem?, 'buona notte' é boa noite", diz garoto de 13 anos.

"É uma oportunidade de enriquecimento, sobretudo de alargar o horizonte da vida destas crianças. Eles verem que também podem fazer alguma coisa que é muito especial, que eles tenham grandes oportunidades pela frente e portanto é uma questão deles lutarem, batalharem por aquilo que eles querem, por aquilo que eles gostam e por aquilo que eles acreditam", diz Padre Agnaldo Soares Lima, coordenador do Salesianos de São Carlos.

Uma boa noite para você.

Voltar para o topo