Salesianos São Carlos

vídeos

Cursos Profissionais

A Padaria é a mais nova atividade do Educandário que prepara 130 crianças para o futuro.

O Educandário São Carlos mantido pela Missão Salesiana tem 130 alunos internos e semi-internos. Todos são de famílias carentes e muitos até deixaram as ruas para aprender uma profissão.

Alguns optaram pela marcenaria, outros pela datilografia. Ainda tem a eletrotécnica e a mais nova atividade: a padaria. Ela já foi toda equipada com máquinas, forno e estufa.

Apesar do pouco tempo de funcionamento, apenas 30 dias, a produção diária da padaria já chega a mil e quinhentos pãezinhos. E os responsáveis por essa produção são: Luciano, Paulo, Robson e o Araquem. Parte do que é produzido na padaria é consumido no próprio Educandário. Uma outra parte é entregue a fornecedores como Colégio São Carlos, Santa Casa e Casa de Saúde e uma outra parte é vendida no balcão da padaria.

"Nós estamos agora procurando criar este mercado junto às empresas, as fábricas que têm consumo, procurando que eles venham adquirir de nós este produto.", diz o diretor da Obra Salesiana, Padre Agnaldo.

Ao chegar na padaria, você tinha alguma noção de massa, ponto de pão, ou você chegou completamente cru?

"Completamente cru. Agora que estou assando, a forno brando, nós vamos aprendendo. Se for a vocação da gente, a gente vai ser padeiro. A gente não pode negar.", disse Robson, aprendiz de padeiro.

Voltar para o topo