Salesianos São Carlos

vídeos

Presépio Italiano

Em vários países o presépio é um símbolo da segunda maior festa dos cristãos. No Brasil, Maria, José, Jesus e os três Reis Magos são as principais peças deste enfeite. Mas um grupo de São Carlos mostra como é na Itália.

O presépio italiano também tem figuras do dia-a-dia como o sapateiro, lenhador e até uma mulher fazendo polenta. O material usado na confecção do cenário é rico e verdadeiro. O trabalho vai levar alguns dias e muito empenho. Mas o significado do Natal justifica: "O nascimento de Jesus", disse menino de 12 anos. E isso é muito importante para sua vida? "É", diz menino. Por que é importante? "Porque Ele me protege. Ele me guarda", disse menino de 12 anos.

E o que Jesus significa para você? "Paz e amor. Minha Vida.", diz menino de 11 anos.

Para este grupo de crianças, a missão agora, é montar o presépio que veio da Itália. Onze peças chegaram prontas. O trabalho aqui é preparar o cenário.

São crianças carentes que moram no Educandário. Alguns estiveram em Roma junto com o Padre Agnaldo.

"Eu vi o presépio na Itália, gostei e estou tentando fazer alguma coisa de bom para o Educandário, algo de bonito para que as pessoas de fora consigam apreciar o trabalho dos garotos que moram aqui dentro.", diz menino de 16 anos.

"Tudo aquilo que ajuda a criança a desenvolver sua habilidade, aquilo que dá à criança a capacidade de se organizar e de ter responsabilidade, isso a prepara, sem dúvida nenhuma, para o futuro que sabemos que exige sempre muito isso das pessoas hoje como compromisso, responsabilidade, criatividade e iniciativa.", diz o diretor da Obra Salesiana, Padre Agnaldo.

Voltar para o topo