Salesianos São Carlos

vídeos

Projeto Vida Melhor - PROVIM

Para as crianças do bairro Cidade Aracy é diferente depois das aulas. Elas participam de um projeto de educação e lazer que está dando muito certo.

O bairro Cidade Aracy é o mais pobre de São Carlos. A maioria das crianças do bairro estudam no Caique. É o caso de Onivaldo de oito anos de idade. Ele cursa a segunda série na parte da manhã. Mas quando a aula acaba ele e, mais cento e trinta crianças do Caique, não vão para casa. Tomam ônibus, cedido pela prefeitura, e vão direto para o Educandário, uma instituição que trabalha com menores carentes. O primeiro passo é um almoço reforçado, que o diga o menino Onivaldo.

Depois do almoço, o grande grupo de crianças é dividido em três pequenos grupos e cada um deles faz uma atividade diferente. Um deles por exemplo está tendo noções básicas sobre reciclagem de papel.

Saber que do papel já usado é possível fazer outro novinho foi uma novidade para estas crianças. Outra turma vai para a biblioteca. A ideia é fazer com que adquiram o hábito pela leitura. A tarefa de casa também é feita aqui através das aulas de reforço. Durante a tarde, as atividades vão sendo trocadas e, no final, a recreação.

Esse é o PROVIM - Projeto Vida Melhor. Quem estuda na parte da manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.

"Aqui elas estão acompanhadas, elas estão aprendendo e estão podendo justamente evitar aquele tempo ocioso que elas iriam para a rua e, a partir daí, a gente sabe como a situação se agrava", diz o diretor da Obra Salesiana, Padre Agnaldo.

O que você acha melhor aqui no Educandário?

"Eu acho melhor que brincar, divertir com os amigos para aprender as coisas", diz o menino de oito anos, Onivaldo.

Voltar para o topo