Salesianos São Carlos

vídeos

Voluntários italianos

Uma lição de solidariedade e cidadania que vem de longe. Um grupo da Itália mostra, na periferia de São Carlos, o que é preciso para dar mais alegria a quem tem menos recursos.

Esta é a quinta vez que os voluntários italianos vêm a São Carlos. Eles fazem parte de um grupo de trezentas e cinquenta pessoas que viajam para países menos desenvolvidos e visita comunidades carentes. No bairro Arnon de Mello, eles percorreram casas e trataram de doentes.

Seu Lázaro é pedreiro e está com feridas na perna. Recebeu curativos e orientação.

"Precisa que sua perna fique muito alta da cama, mais ou menos uns trinta centímetros porque precisa que a circulação vá dos pés até em cima", diz voluntária italiana ao seu Lázaro.

"Eu estava que nem podia colocar a perna no chão. Agora, graças a Deus, com a força que eles estão dando fazendo estes curativos, já melhorou bastante, já desinchou", diz seu Lázaro.
"Precisa que ele vá à Santa Casa para vista especial. Nós buscamos outra vez e o levamos para Santa Casa", diz voluntária italiana Angela Aleccio.

Do lado de fora, os voluntários limpam terrenos e também plantam. Brincadeira é o que não falta para as crianças. No pátio da igreja, um capricho no corte de cabelo ou nas unhas.

Por que é importante cortar as unhas?

"Porque enche de terra e micróbios e a gente precisa de higiene", diz menino ao fazer as unhas.

Pra ficar limpinho?

"Pra ficar limpinho", diz novamente o menino.

"Dois objetivos: mudar a mentalidade deles, desses jovens, e mudar, quando possível, a movimentalidade dessa pessoa que quando aqueles não estão trabalhando", diz Padre Sérgio Accornero, coordenador do projeto.

Voltar para o topo